MENU
Mais de 5 toneladas de peixes mortos já foram retiradas do Açude Velho, principal cartão-postal de Campina Grande
Local passa por limpeza com mais de 60 funcionários da Sesuma desde o domingo (11).
Publicado em 12/01/2026 15:51
O que acontece..

Mais de 5 toneladas de peixes mortos já foram retirados do Açude Velho, principal cartão-postal de Campina Grande, Agreste da Paraíba. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (12) por representantes da prefeitura da cidade, durante uma reunião feita para debater o assunto.

A aparição de peixes mortos no Açude Velho é um problema frequente, decorrente, segundo especialistas, de um processo de junção de fósforo e nitrogênio que sufoca os animais nesta época do ano. No entanto, a coloração e agravamento da situação tem afetado moradores e ocasionado mau cheiro e outros transtornos na região.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Campina Grande, Dorgival Vilar, mais de 5 toneladas de peixes mortos já foram retirados do açude. A operação para limpeza do local conta com mais de 60 homens e acontece desde o domingo (11).

Na manhã desta segunda-feira (12), representantes de várias secretárias da Prefeitura Municipal, como da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Secretaria de Obras de Campina Grande (Secob), discutiram ações emergenciais para lidar com o problema.

"Algo em torno de 5 toneladas [de peixes mortos] foram retiradas ontem, e a gente continua nessa operação acompanhando e buscando uma solução definitiva. É uma problemática de décadas e realmente preocupa", disse o secretário.

De acordo com o secretário, os animais mortos estão sendo encaminhados para um aterro sanitário. Além da limpeza, a prefeitura também deve fazer uso de aeradores para movimentar a água e gerar oxigenação para os animais - um processo que, segundo Dorgival Vilar, já acontece e será intensificado.

Cartão-postal de Campina Grande

O Açude Velho é o principal cartão-postal de Campina Grande mas não abastece a cidade. O local recebe água poluída dos canais que desaguam na região.

Apesar de ser poluído, o Açude Velho possui um valor histórico para Campina Grande já que foi construído em um período de seca extrema e chegou a abastecer a região. Atualmente, a cidade é abastecida pelo Açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga denúncias de despejo irregular de esgoto no Açude Velho por parte de estabelecimentos comerciais.

Fonte:https://g1.globo.com

Comentários